Seja bem-vindo. Hoje é

2 de julho de 2015

SEGURANÇA É DESTAQUE NO MAIOR E MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO

A maior festa do Estado com a maior segurança



       Um dos maiores eventos festivos do Brasil, o São João de Caruaru teve na segurança um dos seus pontos altos, responsável por garantir que o brilhantismo da festa não fosse ofuscado por ocorrências policiais. A missão de prover a segurança em sua maior parte cabe ao 4º Batalhão da PM, que contou com o apoio de unidades da Capital e de outras cidades do interior.

         No quesito de maior preocupação de organismos internacionais, o homicídio, não houve qualquer registro, nem mesmo tentativa. Uma preocupação crescente durante a festa foi o alto consumo de bebidas alcóolicas, responsável por um aumento de 175% nos registros de embriaguez. Talvez por isso tenha aumentado os casos de vias de fato e agressão, com acréscimo de 30% em relação ao ano passado, assim como o aumento de desordem, em 32%, resistência e desacato 114% a mais. Por outro lado, foram reduzidos em 40% as lesões corporais e perturbação do sossego em 25%. As ocorrências ligadas a uso de entorpecente teve um aumento de 86%. Ainda assim, houve uma redução na apreensão de drogas como maconha e crack, com aumento apenas na apreensão de cheirinho da loló, num total de 70% a maior. Em todo o evento foram detidas no posto de triagem da PM 680 pessoas, representando um aumento de 2% em comparação a 2014.

           No ano passado, ocorrências de agressão a faca e roubos com o uso dessa arma trouxe preocupação e medidas foram tomadas objetivando coibir a prática. Como resultado, a PM registrou apenas uma ocorrência dessa natureza, e um aumento de 4% no quantitativo de armas brancas apreendidas. A exemplo do ano passado, duas armas de fogo foram apreendidas, sendo uma delas retida no acesso ao pátio de eventos Luíz Lua Gonzaga, evitando que o acusado a utilizasse no cometimento de algum crime dentro do principal polo do São João de Caruaru.

            A PM também registrou uma redução no furto a pessoas em 30%, e nenhum roubo ou furto de veículo, táxi ou a estabelecimento comercial.
      No desfecho de ocorrências, houve 10 prisões em flagrante(-29%), 30 Termos Circunstanciados de Ocorrência(TCO), redução de 11%, e três Boletins de Ocorrência Circunstanciada(BOC) – procedimento feito contra menor de idade. Houve 50 menores encaminhados pela PM ao Conselho Tutelar, menos 42% se comparado ao ano passado.

                  Pensar num evento de 30 dias, com mais de 1 milhão de pessoas, em que o centro das atenções é o pátio de eventos Luíz Lua Gonzaga, mas que se distribui em vários polos de animação, com mais de 33 festas paralelas, além do Alto do Moura e Estação Ferroviária, é motivo de comemoração os registros que fazem do São João de Caruaru não apenas o maior e melhor do mundo, como também o que garantiu a melhor segurança.
              
A Cavalaria e sua indispensável presença nos arredores

Nos acessos, muitas armas brancas e até uma arma de fogo foi apreendida
             
O primeiro final de semana do evento trouxe depredação de ônibus, mas o incremento do cinturão de segurança cessou esse tipo de ocorrência no decorrer da festa. 

Presença essencial para a tranquilidade dos forrozeiros

Várias especializadas garantiram o reforço: BPChoque(foto), Ciatur,
Ciosac, Cipmoto, Cipoma e BPRv


O uso de Segway foi uma das novidades

OBS.:Os números apresentados foram os contabilizados pelo posto de comando da PM nos focos de animação do São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário